O Programa Adolescente Aprendiz atende o previsto na Lei 10.097/2000 e Portarias que a regulamentam.

Por determinação legal e proposta do MDCA, pretende-se oferecer condições e oportunidades aos adolescentes, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, o acesso digno ao mundo do trabalho.

No MDCA, o programa é executado desde fevereiro de 2003. Iniciou com a admissão de dois adolescentes para prestarem sua pratica no Banco do Brasil S/A.

Mais de trezentos adolescentes já cumpriram seu contrato de aprendizagem.

O MDCA conta com a parceria de empresas estatais e do setor privado para desenvolver e custear este Programa.

Para se inscrever é necessário ter, no mínimo quatorze anos e meio, estar cursando a 8ª serie, ser oriundo de familia com renda per capita não superior a meio salário mínimo e residir em Porto Alegre.

domingo, 19 de abril de 2015

PRÁTICAS DE ESCRITÓRIO- Educadora Janaina Arruda


Trabalho realizado utilizando o texto A ratoeira (Autor desconhecido)

Sobre as temáticas do texto os aprendizes disseram:

Kaoly Silva
A minha reflexão do conto foi que todos devemos ajudar uns aos outros, independente se o problema não for seu! Todas as pessoas devem ajudar não somente para ser ajudado, e sim para praticar o bem e a solidariedade e colaborar com a sociedade.

Gabriel Machado
Podemos destacar os que dizem respeito à ética moral e a empatia.

Alberto Torres
Podemos destacar dois sentimentos que deve ser muito valorizado entre a sociedade, a harmonia e a compaixão com o próximo. 

Marcos Vinicius
Devemos demonstrar solidariedade nos colocando no lugar do próximo e imaginar se fôssemos nós naquela situação.

Eduarda Carpes
Podemos destacar o “se importar com o próximo”, a empatia, solidariedade. O amor ao próximo deve manifestar-se em atitudes práticas, como ajudar alguém a atravessar uma rua, dar uma informação, até dando comida para os necessitados, precisamos ajudar as pessoas porque um dia pode ser nós que precisaremos de ajuda e não teremos, se formos arrogantes e egoístas.

Gustavo Santos
Podemos destacar a amizade entre a sociedade, e compaixão com os amigos. Numa comunidade deve existir amizade, solidariedade e união entre as pessoas.










Sobre reconhecer as práticas de escritório nas atividades realizadas e como essas atividades podem contribuir para o seu melhor desempenho nas rotinas de trabalho os aprendizes disseram:

Gabriel Machado dos Santos
Sim, pois usamos muitas dessas atividades: planilhas no Excel, documentos no Word, comunicação (oral e escrita), leitura e interpretação de textos, respeito, comprometimento, trabalho em equipe, assiduidade e outras coisas.
Essas atividades podem me ajudar contribuindo para que eu saiba o que é certo fazer e o que não é, ou mesmo me ajudando a fazer algo que eu já saiba de uma forma mais rápida e eficaz.

Matheus Rolin Rieth
Sim, pois uso as coisas que aprendo aqui na agência onde trabalho tais como: Mexer no Excel, organização, ter uma boa postura, me comportar, saber trabalhar em equipe, comprometimento e ser proativo.
Eu trabalho as atividades que coloquei na primeira questão, aqui na MDCA para que eu não erre no meu local de trabalho (agência).

Bruna Angeli
Aprendemos a ter postura, responsabilidade, com mandar e receber e-mail, como usar o Excel, Power Ponte, ter a experiência em falar em público e com os colegas de trabalho, como trabalhar em grupo e em equipe e como ler e escrever melhor.
Me ajuda muito, me dá experiência no falar em público e no trabalho, antes eu ficava nervosa em falar em público agora não, porque o MDCA me ajudou. Isto é bom pra mim no trabalho, no colégio e até mesmo na vida pessoal.

Kaoly Soares                   
Bom, aqui no meu programa de aprendizagem eu reconheço muitas atividades que me ajudam no banco, como usar o Excel, me comunicar via internet, ter responsabilidades, comprometimento, assiduidade, ter experiências de me comunicar com o grupo e falar formalmente, além de muitas vantagens que eu tenho com o programa, como uma experiência de emprego para ser destaque no mercado de trabalho.
Bem, com essas atividades eu tenho muito mais experiência com a internet e também tenho mais desenvolvimento em me comunicar com as pessoas no banco. Contudo as atividades que pratico aqui no MDCA são essenciais para me qualificar e poder ter mais desempenho no meu trabalho fora que o programa contribui muito para o meu futuro.

Eduarda Carpes
Sim, coisas muito importantes que nos ajudam tanto na caixa, como na vida pessoal: as atividades de Excel, Word, cálculos, planilhas, leitura e interpretação(apostila), tudo que aprendemos sobre como me comunicar melhor com as pessoas, o respeito, a empatia, me comunicar via e-mail, a responsabilidade do primeiro emprego, cumprir horários e principalmente crescer a mentalidade, para a maioria acredito. Todas essas oportunidades o MDCA me proporcionou, além de não me atrasar, cumprir atividades, realizar planilhas, organização dos arquivos e a comunicação, respeito e empatia com colegas e clientes.

Dialy Souza
Sim, e alias elas provavelmente irão me ajudar futuramente! Aqui aprendi a mexer no Excel, a organização, digitação, interpretação de texto!
E podem me ajudar não só no programa Adolescente Aprendiz, e sim para a vida!

Marcos Motta
Sim, a postura, o diálogo, o aprendizado no Excel e no Word, conhecer novas palavras novas formas de falar o português certo.
Se eu precisar fazer uma planilha eu vou no Excel que já tem a forma de planilha, se eu quiser dialogar com outra pessoa eu já passei por isso na oficia então sei a base, a postura tem que se comportar lá do jeito que nos comportamos aqui e saber respeitar as opiniões das outras pessoas.

Gustavo Dos Santos Da Silva
Sim, planilhas no Excel, Digitação, Enriquecer o nosso vocabulário e Comprometimento. Elas podem ajudar no decorrer da semana de trabalho e prática o nosso desenvolvimento para o futuro.

Alberto Torres
Sim e umas delas são: o uso de planilhas no Excel, postura, comprometimento, etc. Elas podem ajudar sendo uteis toda a semana, o que gera uma prática de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário